Book Reviews

19 agosto, 2007

137) Oliveiros Ferreira e os militares brasileiros

Da lista "Leitura Global", em 14 de agosto de 2007:

Oliveiros da Silva Ferreira:
Elos Partidos: uma nova visão do poder militar no Brasil
São Paulo: Editora Harbra, 2007.

Nos próximos dias as livrarias receberão a nova obra de Oliveiros S. Ferreira (professor de Ciência Política da PUCSP e da USP): "Elos Partidos: uma nova visão do poder militar no Brasil". Editada pela Harbra, a obra é um abrangente estudo sobre a tensa relação entre o poder civil e o poder militar na sociedade e no Estado brasileiros, com foco no período que se estende da década de 1930 aos eventos de 1964. O livro, entretanto, vai além: apresenta uma visão marcada pela heterodoxia e audácia intelectual, bem como rigor na escrita (trato das fontes, dados, interpretações) que marcam o conjunto da obra do autor, escrito numa linguagem franca e de leitura agradável (não se percebe que se encarou quase 600 páginas), despida de pedantismos; animada e enriquecida pela visão dos
acontecimentos, colhida por Oliveiros, dos próprios protagonistas.
Uma visão rica e bem abordada da "maldição" do Brasil, tratando em boa medida dos desafios para sua realização nacional. Longe de desfilar apenas um compêndio cronológico de citações e eventos, o livro conta também com uma densa, profunda e fundamental análise da questão, além de uma arguta interpretação da realidade histórico-social brasileira, como pode o leitor comprovar logo no primeiro
capítulo ("A Condenação ao Império") que trata desde as diferenças da composição social brasileira desde a colonização até as origens da "Questão Militar", que se provou um elemento fundamental em nossa História.
É uma obra inovadora, a descrição de uma saga (drama?) inconclusa, fundamental não apenas na biblioteca, mas na mente de todos que buscam compreender o Brasil contemporâneo, desvendando sua formação dentre as brumas para onde foi atirado um passado não tão distante.

O lançamento do livro será dia 16/08 (Quinta-Feira), às 19h30', na Livraria FNAC – Paulista (Av. Paulista, 901), São Paulo /SP. Telefone: (11)2123-2000.

André d'Almeida