Book Reviews

01 julho, 2006

71) Enfim, um escritor de qualidades: Luandino Vieira

Angolano recusa Prêmio Camões por razões pessoais

UOL - 24/05/2006 - Lisboa, 24 Mai (lusa) - O Ministério da Cultura de Portugal informou hoje em uma nota de imprensa que o escritor angolano Luandino Vieira recusou o Prêmio Camões 2006, anunciado na sexta-feira passada. Segundo a nota, Vieira alegou `razões pessoais, íntimas` para justificar a recusa do prêmio, no valor de 100 mil euros (R$ 290,6 mil). `Sublinhando seu agradecimento pela distinção, o escritor Luandino Vieira justifica a decisão de não a aceitar evocando `razões pessoais, íntimas`. A opção do escritor será naturalmente respeitada`, diz o comunicado do Ministério da Cultura.
A escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís, que fez parte do júri este ano e votou no cabo-verdiano Germano de Almeida, comentou a recusa de Vieira, afirmando que é `respeitável` e um direito do angolano.

O Prêmio Camões foi criado em 1988 pelos governos do Brasil e de Portugal e é a distinção literária mais importante da língua portuguesa. Vieira foi o terceiro autor africano a receber o prêmio, que no ano passado foi concedido à brasileira Lygia Fagundes Telles.

http://diversao.uol.com.br/ultnot/lusa/2006/05/24/ult3784u1.jhtm