Book Reviews

20 maio, 2006

45) Publicacoes cientificas disponiveis...


Novamente do site do Instituto de Estudos Avançados da USP:

Impacto do acesso livre a periódicos científicos

No dia 31 de maio, das 14 às 19h, o IEA realiza o painel "Os Periódicos Científicos na Era do Acesso Livre" (leia programa abaixo), evento comemorativo da inclusão da coleção completa (56 edições) da revista Estudos Avançados na Scientific Electronic Library Online (SciELO).

A primeira parte do evento será dedicada à SciELO, com apresentações sobre: as origens, organização e gestão do projeto; os estudos sobre bibliometria e cientometria que proporciona; os impactos da sua implantação nos periódicos científicos brasileiros; e sobre um caso modelo: o desempenho da revista "Estudos Avançados" na biblioteca digital.

Os temas da segunda parte abordarão: a importância das publicações científicas para a pesquisa e o ensino; o acesso livre como potencializador do desenvolvimento científico; o acesso livre e a comunicação como ferramentas para a divulgação científica na imprensa; e um caso modelo: o acesso livre em ciências da comunicação nos países lusófanos.

A SciELO teve inicio em 1998, graças a uma parceria entre o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências Médicas (Bireme) e a Fapesp. Em 2002 o projeto passou a contar com o apoio do CNPq. A SciELO já possui edições de 158 períodicos brasileiros em várias áreas do conhecimento, que recebem mais de 5 milhões de acessos mensais a seus artigos. Outras bibliotecas digitais do projeto (implantadas ou em desenvolvimento) incluem publicações de vários países da América Latina, Portugal e Espanha e acervos específicos, como os de ciências da saúde, de ciências sociais e de teses.

A revista "Estudos Avançados" começou a participar da SciELO em março de 2004. Gradualmente foram inseridas as edições antigas da publicação. A coleção completa ficou disponível em março de 2006. Os artigos da revista já recebem cerca de 8 mil acessos diários. O banco Nossa Caixa patrocinou a digitalização e adequação à SciELO de parte da coleção da revista.

Painel "Os Periódicos Científicos na Era do Acesso Livre"
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA (mapa).
Internet: transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo.
Informações: com Sandra Codo (sancodo@usp.br), telefone 3091-1688.

PROGRAMA
Parte 1
Coordenação de João Steiner, diretor do IEA
14h - Origem, Organização e Gestão da SciELO - Abel Parker, diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme)
14h20 - Bibliometria e Cientometria no Contexto da SciELO - Rogério Meneghini, coordenador do Programa SciELO junto à Fapesp
14h40 - Efeito do Scielo Open Access nos Periódicos Científicos Brasileiros - Lewis Joel Greene, editor do "Brazilian Journal of Medical and Biological Research"
15h - A Revista Estudos Avançados na SciELO - João Steiner, diretor do IEA
15h20 Debate
INTERVALO
15h50-16h
Parte 2
Coordenação de Alfredo Bosi, editor da revista "Estudos Avançados"
16h - O Impacto Social das Publicações Científicas - Emir Suaiden, presidente do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) do Ministério da Ciência e Tecnologia
16h20 - Importância do Acesso Universal às Publicações Científicas - Eduardo Krieger, presidente da Academia Brasileira de Ciências
16h40 - A Importância do Acesso e da Comunicação para a Divulgação Científica na Grande Imprensa - Herton Escobar, repórter de "O Estado de S.Paulo"
17h - Uma Experiência de Livre Acesso à Informação e ao Conhecimento em Ciências da Comunicação nos Países Lusófonos - Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da USP
17h20 Debate
18h - Coquetel comemorativo da inclusão da coleção completa da revista "Estudos Avançados" na SciELO

Acesso a todos os números da revista Estudos Avançados, e suas coletâneas especiais:
neste link: http://www.iea.usp.br/iea/revista/